Acho que esse é exatamente o ponto.

Inclusive aqui no meu estado (Pará), estamos trabalhando dois projetos de
lei de apoio ao software livre. Na Câmara Municipal e na Assembléia
Legislativa.

A solução sem dúvida é estimular e apoiar os processos de emigração e
trabalhar para aumentar ao máximo a base instalada, principalmente de
sistemas operacionais livres, como o GNU/Linux, para desktop.

Abraço,