On May 10, 2007, "Ricardo L. A. Banffy" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Peraí.

Péro.

[tempo passa]

Alô?  Tem alguém aí? :-)

> Eles não começaram a partir de uma base livre,

Isso é irrelevante.

Meu ponto é que todo Software nasce Livre, pois seu
usuário/desenvolvedor tem as liberdades sobre o código que criou.

Se ele escolher combiná-lo com código sobre o qual ele não tenha as
liberdades, então o resultado da combinação deixa de ser Livre pra ele
mesmo.

Se ele escolher distribuí-lo de forma que não respeite a liberdade do
receptor, o software distribuído deixa de ser Livre para o receptor.

Se ele transferir a titularidade do código para alguém que não lhe
respeite as liberdades, o código deixou de ser Livre, até para o
autor.

Mas, até acontecer alguma dessas coisas (salvo hipóteses que eu não
tenha considerado), o Software permanece Livre, mesmo que não venha a
público.

> Eles não tem _nenhuma_ obrigação de divulgar nada disso. Nem moral,
> nem contratual.

Exatamente.  Foi o que eu disse.

O fato de o Software ser Livre não traz nenhuma obrigação como essa.

Você é Livre para escolher se quer divulgar o Software ou não.

Por exemplo, a condição do copyleft se aplica somente se você decidir
divulgar o Software; se você decidir não divulgá-lo, não se aplica.

> Quanto às mudanças que eles podem ter feito em produtos livres, de
> novo, eles não redistribuem os programas, portanto, não têm obrigação
> de redistribuir nada junto.

Exatamente.  Continuamos de acordo.

> Obrigar as empresas a liberarem o código de modificações que foram
> feitas para uso interno é irracional - só vai fazer com que elas usem
> alguma outra coisa e parem de colaborar o tanto quanto colaboram hoje.

E, de fato, impor uma obrigação como essas tornaria o Software
não-Livre.