Marcelo Akira escreveu isso aí:

> Isso eu concordo. A tag nc (não-comercial) da licença cc-by-sa-nc é
> muito restritiva e não tem nada de livre. Este para mim é um dos
> principais pontos de distanciamentos da filosofia e ideologia de
> liberdade que o FISL deveria estar promovendo.

O texto do termo foi escrito por mim, com base numa versão super prolixa
feita pelo advogado da ASL. ;)

Com relação ao 'não-comercial', na época em que o termo foi escrito
(fisl6.0) a gente meio que achou que tava bom, e devo admitir que ao
menos para o fisl7.0 não se discutiu isso de novo. A eterna correria
explica, mas provavelmente não justifica.

Hoje eu pessoalmente não concordo com o não-comercial, e parei de usar
pras minhas coisas que não são software. Esse debate há de ser feito na
organização do próximo FISL: apesar de eu não estar mais em Porto Alegre
(desde pouco depois do fisl7.0), sei que outras pessoas lá têm a mesma
opinião.

> Talvez exista um 'bug' aí. Acho que no termo assinado pelo palestrante
> os copyrights não foram repassados para a ASL. Isso significa que
> somente o próprio palestrante é que pode permitir ou não o uso
> comercial, ou seja, nem a ASL poderia comercializá-los sem uma prévia
> autorização do palestrante.

O copyright dos vídeos é da ASL, que foi quem contratou a filmagem. Mas
como o vídeo é uma filmagem de uma palestra, solicita-se o 'direito de
imagem' ao palestrante pra que a ASL possa dispor do vídeo. O
palestrante, ao assinar o termo, "concede totais direitos à ASL para
posterior reprodução, distribuição, execução, disponibilização e
comercialização do material registrado, em qualquer forma ou meio
existente ou que venha a existir".

O termo diz explicitamente que a ASL não terá qualquer direito sobre
outras apresentações da mesma palestra ou do seu conteúdo em outras
oportunidades.

> No FISL 7.0, nem este contrato existiu, portanto, qualquer um poderia
> processar a ASL por uso não autorizado do palestrante.

Na verdade existiu: no fisl7.0 a aceitação dos termos era premissa para
submissão de propostas no papers, e apenas dos convidados (que não passam
pela submissão) foi solicitado assinar o termo em papel.

> Alguém tem uma cópia do termo? Seria bom se eles tivessem passado pelo
> menos uma 2a via para o palestrante.
>
> *Mário ou Terceiro:* pode arrumar cópia deste contrato, que eu mesmo
> assinei e na correria não lembro mais dos seus termos?

http://people.softwarelivre.org/~terceiro/tmp/termo-de-cessao-fisl8.odt

O texto nesse ano saiu um pouco diferente do que eu tinha escrito, mas
em essência está muito parecido. Em especial os itens 1) a 5) são,
IIRC, exatamente iguais.

--
Antonio Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/