From: Cláudio Sampaio <[EMAIL PROTECTED]>
Date: May 11, 2007 8:02 AM
Subject: Re: [PSL-Brasil] [OT] Funcionários do Google não podem dizer nome
da empresa em público
To: Projeto Software Livre BRASIL <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>

On 5/10/07, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> certas empresas encontraram um meio de usar a criação coletiva e
> devolver muito pouco, ou devolver o quanto querem. pode não ser nada
> ilegal, mas julgo moral e eticamente condenável.

Então vamos ter que concordar em discordar, porque obrigar a
compartilhar não é uma opção nem moralmente nem economicamente
aceitável.  A liberdade de fazer modificações privadas é uma liberdade
fundamental.

Oliva,

Minha dúvida:

Suponha que eu trabalhe para uma empresa que use código livre - Google, por
exemplo. Eu tenho acesso a esse código livre, eu o executo e até mexo nele.
O software livre é GPL, mas tem modificações do Google para uso interno.
- Eles podem me impedir de pegar esse código e redistribuí-lo? Se sim, por
quê? Isso não fere a GPL?
- Eles podem fazer um NDA me impedindo de aplicar as liberdades asseguradas
pela GPL?

Se a resposta a algum desses dois itens for sim, acho que a preocupação do
Rafael é legítima, e acho que isso fere as liberdades no sentido que permite
seu anulamento. Mais: acho que você está exagerando em achar tão normal
código livre ser usado internamente sem disseminação das modificações, e o
próprio Stallman já me disse (há alguns anos) que isso era sim um problema e
eles estavam estudando pra ver se tinha um jeito de resolver isso na
licença.

[]s,

Patola

--- End Message ---