Essa matéria me parece mais um passo na direção de fortalecer a estratégia
atual de co-optação para o FOSS, os acordos de cross-licensing (Novell,
SAMSUNG, etc).

"Embrace, extend and extinguish" repaginado para acabar com o software livre
como conhecemos.

Faz mais sentido ainda se levarmos em conta que a bola da vez agora é a Red
Hat<http://antoniofonseca.wordpress.com/2007/05/11/red-hat-exige-padroes-abertos-para-acordo-com-a-microsoft/>,
inclusive citada literalmente na matéria. Quem sabe para mantê-la sob um
certa pressão para facilitar as conversações.

Na minha modesta opinião, essa estratégia do "cross-licensing" é realmente a
primeira ameaça real da Microsoft contra o ecossistema do FOSS.

Enquanto isso eles continuam dissimulando <http://port25.technet.com/> com o
discurso da interoperabilidade.

Abraço,