On May 15, 2007, "Fabianne Balvedi" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> a única obrigação que pode ser imposta é a legal.

E se a minha consciência me leva a cumprir uma obrigação moral?

E se a sociedade me critica ou mesmo exclui porque não cumpro uma
obrigação moral?

Obrigação é obrigação.  A forma como sou induzido a cumpri-la é que
varia.

Nem a lei é capaz de obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer coisa
nenhuma.  Se fosse, não haveria razão para estabelecer penas para
crimes, pois crimes simplesmente não existiriam.

> Pois é. Do link da wikipedia que vc enviou pra cá:

> "(...) Biotrophic parasites cannot survive in a dead host and
> therefore keep their hosts alive.

Ao contrário dos agentes patológicos não são simbiontes, que causam
tanto malefício ao hospedeiro que acabam por matá-lo.

> Some parasites are social parasites, taking advantage of interactions
> between members of a social host species such as ants or termites to
> their detriment.  Kleptoparasitism involves the parasite stealing food
  ^^^^^^^^^^^^^^^                                          ^^^^^^^^^^^^^

> as "mycorrhizal cheaters", establishing mycorrhiza-like interactions
> with a fungal symbiont, but taking carbon from the fungus (which the
> fungus, in turn, gets from other plants) rather than donating carbon."

> Não é necessário agir contra o hospedeiro para caracterizar
> parasitismo. Basta se aproveitar dele.

*É* necessário, pois essa é justamente a diferença entre o parasitismo
e o comensalismo.  Todos os exemplos que você citou envolvem algum
tipo de malefício para o hospedeiro.