Olá,

        Estou encaminhando mensagem que foi descartada na moderação,
provavelmente porque o Jomar não está inscrito no PSL-Brasil.

- ---------- Forwarded message ----------
From: Jomar Silva <[EMAIL PROTECTED]>
To: Lista para as empresas de Software Livre <[EMAIL PROTECTED]>
Date: Wed, 16 May 2007 14:47:50 -0300
Subject: Re: [Sl-empresas] A M$ está se movendo contra o ODF
Caros,

    O a atuação da ODF Alliance no Brasil neste momento está centrada na ABNT
em duas iniciativas que darão a sustentabilidade necessária ao
avanço do ODF em nosso país.

    A primeira delas é a tradução da norma ISO/IEC 26300 (ODF) para o português
do Brasil para que possa ser publicada nos próximos meses
como uma norma ABNT (NBR), permitindo assim a sua utilização legal no Brasil
para projetos legislativos, decretos e licitações públicas
entre outras. O grupo que está trabalhando na tradução da norma é coordenado
por mim como representante da ODF Alliance e conta com a
participação de diversas empresas públicas e privadas. Este trabalho está sendo
acompanhando pelo governo.

    A segunda é a dicussão sobre o voto brasileiro ao pedido de aprovação na
ISO do OpenXML como padrão internacional (processo ISO
DIS29500). Este pedido foi protocolado na ISO em dezembro e temos até o dia 2
de setembro para enviar o voto brasileiro que está sendo
discutido na ABNT mas que na verdade representara a MINHA e a SUA opinião sobre
o tema. O pedido está sendo analisado via processo de
FastTrack na ISO e foi protocolado pelo ECMA, pois o OpenXML é um padrão ECMA
(ECMA376). Este comitê do qual participo na ABNT já empreendeu
os esforços necessários para tornar o Brasil um membro "P" do JTC1 da ISO o que
nos dá o direito (na verdade a obrigação) de votar.

    A participação na ABNT está aberta a qualquer empresa ou entidade de classe
que esteja disposta a contribuir tecnicamente para a análise
das mais de 6.000 páginas da especificação do OpenXML. As discussões estão
sendo feitas no Grupo de Trabalho 2 (GT2) da CE 21:034 da ABNT e
as orientações sobre a participação no processo podem ser solicitadas
diretamente á ABNT (www.abnt.org.br). Lembro-lhes apenas de que a
decisão do voto brasileiro é uma decisão técnica e não política e portanto seja
ela qual for terá que ter embasamento técnico.

    A ODF Alliance está ainda em contato com diversas empresas e entidades de
governo com o intuito de explicar a todos os processos que
estão em andamento na ABNT e convidá-los a participar das duas iniciativas.
Estamos também participando de palestras e eventos organizados
por universidades, empresas e entidades (públicas e privadas) para a difusão do
ODF. O trabalho da ODF Alliance no mundo pode ser
acompanhado através do nosso site (www.odfalliance.org) e da nossa newsletter
disponível lá.

    Estou á disposição para qualquer esclarecimento necessário,

Jomar Silva
Diretor Geral
ODF Alliance - Chapter Brasil

- --