Oliva,

nada posso afirmar sobre as reais razões movem-se a jornalista Katia Arima

ou a editoria da Folha de São Paulo, se, as por ti alegadas ignorância ou
má fé, nos seguintes trechos do teu texto:

"Fica ainda evidenciada ou a ignorância ou a má-fé do corpo editorial ao
utilizar o termo Linux para se referir ao sistema operacional GNU/Linux,"

"chamá-lo de Linux é ignorância ou má fé. Depois desse meu esclarecimento,

certamente não há mais ignorância a respeito, e espero que não haja má fé
também ;-)"

Da parte que me toca, uso o termo Linux em detrimento de GNU/Linux e
garanto-lhe que não o faço por ignorância ou má fé, assim como tantas
outras pessoas que conheço. Diria-lhe que o faço por "razões de marketing"

ou talvez simplesmente pelos mesmos motivos que levam-me a chamar lâmina
de barbear de gilete, um nome próprio consagrado como substantivo comum em

nossa língua pátria.

Como podes notar, podem existir diferentes razões que não ignorância ou má
fé para que pessoas usem um nome e não outro. Pode ser por acharem mais
bonito, mais simples ou mais "vendável". Mas, realmente, quero chegar a
outro lugar.

Afirmas, que, embora pequeno, foi um passo à frente. Eu, o oposto. Foi um
passo atrás. Talvez enorme passo atrás. Não coopta-se a boa vontade de
alguém sugerindo-lhe que esta age de má fé. Acho que qualquer um deve ser
livre para achar o que bem entender sobre outras pessoas ou fatos, mas
devo dizer-lhe que, mesmo que tu tivesses plena certeza de intencional má
fé, caberia tão somente agir como se esta fosse simples ignorância.

Não estou afirmando que devamos ficar "babando o ovo" da mídia, mas
convívio social é essencialmente uma relação de reciprocidade. Demonstrar
boa vontade, sem insinuações, fundadas ou não, mantém portas abertas.

Também registro a decepção sobre um passo, não menor que poderia ser, mas,

talvez, um paso mal dado.

Enfim, é só minha opinião. Eu faria deforma diferente.

Carlos Schwab

--- Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> On May 16, 2007, "Ada Lemos" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>
> Minhas considerações:
>
> http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2007-05-16-microsoft-10.pt

Carlos B. Schwab

        Porto Alegre, RS