On 5/24/07, Hudson Lacerda <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
"Proeminente advogado do software livre, Eben Moglen, diz que licença
não obriga empresa a ceder códigos, mas bom senso sim."

É disso que estou falando. Para a nossa sociedade, o sentimento de
estar fazendo a coisa certa pesa tanto quanto, ou mais, que o
sentimento de estar cumprindo apenas a lei.

Se eu me beneficio das boas ações dos outros, e não retribuo, e me
torno conhecido por esse mal hábito, as chances de se desenvolver em
mim o tipo de pensamento "estou fazendo a coisa errada e isto está se
tornando aparente para as outras pessoas, um dia vou me dar mal" é bem
significativa.

Já numa sociedade onde as pessoas defendem que "se estão vivendo de
acordo com a lei então devem estar livres de recriminação", este
pensamento benéfico se torna tão tímido que desaparece.

As váriações de má conduta são impossíveis de se enumerar, quanto mais
de se codificar todas elas e aplicar e acompanhar a punição correta de
cada uma, dentro dos rigores da lei. É uma tarefa impossível, daí a
importância da moral e os bons costumes. E eu não consigo pensar em
outro exemplo melhor de bom costume do que compartilhar.

Retrocedemos enquanto sociedade quando se inicia um processo benéfico
de criticar quem não compartilha, esse processo é  quebrado por uma
parcela da sociedade que defende esse mal costume baseando-se na lei.

http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/05/23/idgnoticia.2007-05-23.3081941386
(O artigo faz alguma confusão sobre publicar versões modificadas, quando
cita RedHat e Novell, dando a entender que a simples alteração obrigue
distribuição, mas talvez tenham apenas tentado resumir demais e ficaram
faltando certos esclarecimentos.)

http://www.noticiaslinux.com.br/nl1179970738.html#comentarios

Alexandre Oliva escreveu (sobre GNU GPL):
[...]
> Mas, *se* não quiser, não é obrigado a distribuir nem publicar o
> trabalho.
>
> Mas *se* você escolher distribuir ou publicar deve respeitar a
> liberdade do outro, oferecendo-lhe também o código fonte, sob a mesma
> licença (se é que já não distribuiu como código fonte).
[...]

Há um caso curioso, o do software sintetizador de som zynaddsubfx: ele é
publicado sob GNU GPL v2, mas o autor pedia (embora não exigisse) que o
programa não fosse usado para fazer música ``que fosse contra Deus e
Jesus Cristo''. Parece que atualmente já não há mais esse pedido...

Até mais.
Hudson

          "Que os fontes estejam com você..."

Glauber Machado Rodrigues