Claudio F Filho escreveu:
Se já não bastasse a briga ODF x OOXML x ABNT, o debate levanta algo muito maior: a ABNT como detentora do "direito autoral" da normatização, a qual deveria ser aberta a todos, justamente para se seguir o padrão.

Além disto, após ler o texto abaixo, tb me veio à cabeça de: pq não abrir uma Associação Brasileira de Normas Técnicas Abertas - ABNTA, que tenha função normativa junto ao Estado, q tb regulamente nacionalmente as normas internacionais, com o a mais de ser gratuíto ou livre?

O q me "desamina" um pouco com todo esse esforço de normatização/padronização é q, infelizmente, ele me parece quase nulo em termos de realmente alavancar a adoção de ODF. Explico: no final das contas, o padrão de fato é o .doc/.xls/.ppt e os padrões ABNT, ISO, etc *não* são mandatórios para documentos de escritório.

Se fosse questão de normatização, ao menos no governo federal o e-ping já está aí faz um tempinho dizendo q .doc é formato "em transição" e recomendando os formatos do OpenOffice.org 1.x e (salvo engano) agora os padrões ODF. E isso não impediu BACEN e SRF de soltarem licitações razoavelmente gdes incluindo aquisições de MS Office (o q dá pelo menos uns 5 anos de uso dos produtos sem necessidade de atualização real - por falta de suporte, etc).

A real vantagem dos formatos derivados do OpenXML não está em ser padrão ECMA, ISO, ABNT ou o q quer q seja. Está na compatibilidade reversa q o único produto q realmente implementa o padrão tem (ou diz ter) com o formato q é o padrão de fato: o .doc/.xls/.ppt. Neste pto os concorrente do MS Office sempre terão alguma desvantagem pelo simples fato do formato ser fechado.

Se for para gastar tempo e dinheiro com questões de normatização/padronização, não seria melhor uma demanda judicial de q a MS abrisse 100% do formato .doc tendo em vista razões de Estado ou coisa q valha, já q praticamente todos os documentos importantes q transitam por aí estão neste formato? ;-)

[ ]s,

olival.junior