On 5/29/07, Charles Pilger <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
On 5/29/07, Glauber Machado Rodrigues (Ananda)
<[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Se a sua aplicação de folha for bem desenhada, esse seu exemplo nem
> alteraria o código da aplicação original. Seria apenas mais uma query
> SQL que alteraria os registros certos das tabelas certas, uns poucos
> sum(CASE WHEN "foo" THEN ELSE END)., uma coisa rotineira que realmente
> ninguém daria importância.
>
> Se você teve que ir no código para fazer isso, isto apenas significa
> que você escolheu mal a tecnologia que vai usar, e não que você esteja
> realmente resolvendo um problema com código da forma que eles
> realmente representem um avanço reutilizável.

> [...]

E se a minha empresa hipotética recebeu o software via uma entidade do
tipo SEBRAE ou coisa do gênero?

Esta falta de qualidade do software brasileiro - onde esse tipo de
coisa tem que ser feito hard-coded - é fruto do modelo catedral. Você
está falando que tem acesso ao código fonte, então basicamente,
melhorar esta aplicacao bixada e compartilhar as alteracoes se torna
vital para a sobrevivencia desse sistema de folha.

Pelo menos migrar a base de dados para um SGBD relacional seria um
começo. Feito isso, quem não compartilhar as modificações não tem
compaixão pelos outros que estão sendo obrigados a usar a mesma
aplicação.

Pq estou imaginado que foi imposto a você que você deveria usar esse
sistema de folha livre distribuído pelo SEBRAE. Senão, é mais fácil
usar outro.

O fato do software ser uma gambiarra ou a fina flor do desenvolvimento
não tem absolutamente nada a ver com o que está sendo discutido aqui,
que é a liberação de implementações internas.

Opa, não falei do software ser uma gambiarra. Estou falando que na sua
suposição você foi levado a alterar o código fonte para implementar
uma solução para qual não havia nem a necessidade de ter acesso ao
código fonte. É o exemplo de criatividade exagerada, e esse tipo de
gambiarra nem é fino, nem é apreciável nem muito menos compartilhável.

Vamo botar um pouco de bom senso aqui, caramba. Daqui apouco o povo ta
dizendo que não se pode compartilhar tudo porque, por exemplo, ninguém
vai querer sangue com aids.

[]'s
Charles Pilger
Msn: [EMAIL PROTECTED]
Site: http://www.charles.pilger.com.br
"Se você acha educação cara, tente a ignorância." - Derek Bok,
ex-reitor de Harvard

          "Que os fontes estejam com você..."

Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA