On May 30, 2007, "Carlos B. Schwab" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> nada justifica a infração da lei. Moralmente falando, [...]

Carlos, por favor permita-me discordar mais uma vez.  Desculpe, nada
pessoal ;-) (e, em público, obrigado por aceitar meu pedido de
desculpas naquela outra thread)

A lei não determina o que é certo ou errado, apenas o que é passível
de punição.  Quem diz o que é certo ou errado é a moral.  A lei
*tenta* modelar a moral, mas falha.

Muitas vezes, a lei fica pra trás da moral, e aí leis caem no
esquecimento, deixam de ser aplicadas, porque já não mais representam
o que a sociedade acredita.  Vide lei do adultério, que caiu só com o
último código civil.  Antes dele, era crime, mas já viu alguém ir
preso por isso?

Às vezes, a lei tenta tomar a frente da moral, e o resultado é que a
lei não pega e é largamente desrespeitada, salvo endurecimento por
parte dos agentes da lei.  Nesses casos, muitas vezes os próprios
agentes da lei ficam sem jeito para aplicá-la.  Vide as leis que
promovem DRM.  Não dá nem pra contar o prejuízo que a sociedade sofre
pagando imposto pra ter seus direitos cerceados e acabar sofrendo mais
prejuízo, tanto financeiro quanto moral.