Global,

A lei existente que o art 48 altera já prevê punibilidades.Não se trata de
apenas sugestão esta lei, ou a alteração dela com a introdução do art 48, é
impositivo.
Mas, veja o que vou publicar no Ada Digital e acabei de achar no portal da
Câmara e é bem  interessante por ser complementar fechando beiradas:

Projeto permite responsabilização civil de maus gestores
Tramita na Câmara o Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/07, do deputado
José Linhares (PP-CE), que permite a responsabilização civil dos gestores
públicos que descumprirem a *Lei de Responsabilidade
Fiscal*<http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=70107>(LRF).

Atualmente, as infrações à LRF são punidas conforme o Código Penal, a Lei
1.079/50, o Decreto-Lei 201/67, e a Lei 8.429/92. O projeto de Linhares
acrescenta à LRF a ressalva de que as punições já previstas na atual
legislação não excluem a possibilidade de responsabilização civil dos
gestores públicos infratores.

Segundo o deputado, "o principal defeito da lei é a ausência absoluta de
responsabilização civil dos gestores quando irregularidades são cometidas na
sua administração, seja por ação deliberada ou omissão". Na opinião do
deputado, é preciso deixar claro que a aplicação de sanções administrativas
e fiscais por descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal não impede que
os juízes estabeleçam as responsabilidades civis aplicáveis a cada caso.

"Os gestores condenados pelos tribunais de Contas raramente se preocupam com
o fato. Eles têm a certeza de que seus patrimônios pessoais, que até podem
ter sido aumentados em decorrência das infrações, não serão atingidos pelas
decisões", afirmou.

*Tramitação*
O projeto tramita em regime de
*prioridade*<http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=%2069895>e
será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço
Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de
Cidadania. Depois, segue para o Plenário.

*Íntegra da proposta:*
-
PLP-11/2007<http://www2.camara.gov.br/internet/proposicoes/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=342158>
Fonte Agência Câmara