Bom... Algumas coisas podem acontecer se o pessoal da TiVo não se animar com a GPL3 e o kernel do Linux for, eventualmente, licenciado sob GPL3.

- O equipamento com software sob GPL3 vai aumentar de preço para contar com aqueles que comprariam aparelhos subsidiados mas não usariam o serviço que custeia esses subsídios. A variação seria proporcional ao número de aparelhos comprados para serem usados de outras formas que não como TiVos. Tenho cá pra mim que seria bem baixa.

- O kernel da TiVo não seria atualizado e continuaria nessa versão, criando, efetivamente, um fork. Como o sistema é tão fechado quanto possível, não vejo grandes problemas nisso - a TiVo não tem qualquer motivo real para acompanhar a evolução do kernel e pode ficar com o que já usam.

- A TiVo desistiria do Linux e passaria a usar uma versão de Windows CE com licenças compradass com imensos descontos e, provavelmente, uma gorda verba (diretamente e em forma de permuta) da MS para migração das aplicações e para promoção do "novo produto". Aposto que executivos da MS ligam toda semana para a TiVo propondo isso.

Acho que tudo isso representa uma relação barulho/causa absolutamente desproporcional.

Um medo meu é que, a proibição de aparelhos que implementem restrições que impeçam o usuário de trocar o software do equipamento por algo não autorizado, dificulte a adoção de software GPL em segmentos específicos (instrumentação aeronáutica, equipamentos médicos) onde hardware _e_ software precisam ser certificados e razoavelmente à prova de manipulação.

Claro que, talvez, eu esteja errado.

Hudson Lacerda wrote:
Acho que o que deveria ``preocupar'' mesmo os tivoistas é a dependência de softwares GNU, que constituem uma grande parte dos utilitários básicos de qualquer distribuição GNU+Linux, e que serão, em sua maioria, licenciados pela GNU GPLv3. Mas isso não significa incompatibilidade com licenças de outros programas incluídos numa distribuição de software.