Oi pessoal

Achei que esse post do blog do Luiz Rocha pode interessar os que estão
trabalhando na versão livre do programa do Imposto de Renda:

Imprimir IR no Linux quebra padrão do Windows
http://lsdr.net/blog/2007/06/18/imprimiu-no-linux-se-fodeu/

Descobri hoje, ao final da tarde, que a versão impressa do meu IR foi
rejeitada pelo departamento jurídico da Caixa (o motivo pelo qual eu
submeti esse documento, junto de outros, é outra história).

O motivo? Aparentemente ele está fora do formato de impressão padrão do IR.

Fora porque o meu IR foi feito no Linux, usando a versão Java do
programa do IR. E o departamento jurídico da Caixa (e provavelmente do
resto do mundo) só reconhece o formato de diagramação impressa pela
versão sei-lá-o-que que roda apenas em Windows.

E a versão impressa do meu IR, por estar fora do padrão, não pode ser
considerada, pois pode ser fraude.

Como qualquer um pode adivinhar, eu preciso submeter uma nova
impressão do meu IR porque a CEF não consegue verificar o meu IR com o
governo para saber se é fraude mesmo ou não. E como eles vão saber se
o que eu entregar é verdadeiro?

Bom, vou converter o meu IR do exercício de 2006 para a versão do
Windows que, como todo mundo já deve esperar, usa um formato de
arquivo diferente da versão Java (os XML de ambas as versões é
bastante diferente). Pensei em escrever algum scriptzinho em Python
para fazer o serviço para mim, mas estou tão completamente aborrecido
que vou fazer na mão, só para me castigar.

Também pensei, considerei esforço e tempo de fazer meu do IR na
munheca, usando o OpenOffice, no mesmo formato da versão impressa pelo
programa exclusivo do Windows. Mas não. Muita coisa em jogo. O que faz
me sentir impotente.

--
[]'s
Charles Pilger