Oi Ana e Ada,

Também agradeço pelo link.

obrigada

--
Claudia Archer
Projeto Software Livre Maranhão - PSLMA

Em 26/06/07, Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu:

Oi Ada,

Na verdade, existe toda uma vasta linha de pesquisa em ciências que dá
suporte ao tipo de afirmação da reportagem que tu mencionastes em sua
pesquisa"Usuários da web são mais participativos na política que resto da
população... sociabilidade" tanto na seara da sociologia (tal como a
pesquisa de Manuel Castells) como na seara da inclusão digital. No caso da
inclusão digital procura-se não só criar um ambiente educacional que dê
suporte a uma educação para a cidadania e participação política, como também
tem uma linha de pesquisa na seara da engenharia da computação sobre o uso
de tecnologias mais apropriadas e de baixo custo para dar suporte e
potencializem as práticas sociais de participação social e política de uma
determinada comunidade ou determinado grupo de pessoas.  Uma destas linhas
de pesquisa em inclusão digital que acho bem interessapnte vem de uma
pesquisa em engenharia da computação realizada no MIT pelo pesquisador
brasileiro Leo Burd que terminou em maio deste ano o doutorado. A pesquisa
do Leo Burd foi sobre o como  o uso das tecnologias digitais vem
incentivando práticas de protcagonismo juvenil e participação social; O Leo
realizou oficinas com um enfoque pedagógico específico como também procurou
utilizar  tecnologias VOIP (Asterisk)  e ele construiu um tipo de tecnologia
de baixo custo (projeto Whatś up) para auxiliar ações de ativismo juvenil
para a construção do que ele chama de cidades mais participativas.  Caso
você ou alguém da lista se interesse sobre este tema, a tese do Leo:
Technological initiatives for social empowerment: design experiments in
technology supportive youth participation and local civic engagement e está
disponível na web em:
http://web.media.mit.edu/%7Eleob/thesis/

Beijos,
Ana Maria.