Prezado Omar

O CGIBr fala pouco de software livre por dois motivos. Primeiro, por usa-lo intensivamente, seja na operação do dns, freebsd, seja no ambiente de segurança, openbsd. Segundo, porque como conselho, devemos prover um ambiente multiplataforma, e isso o fazemos com software livre. As discussões no CGIBr vão além da opção tecnológica de cada conselheiro/a.

A participação dos suplentes sempre foi motivo de polêmica interna. E qualquer forma, tu sabes que criamos uma lista para todos os membros, titulares ou suplentes. Outra coisa é o nível de debate e decisão nesta lista e o que ocorre entre os titulares. Sobre a transparência do CGIBr, me parece que tivemos muitos avanços, passamos a publicar as atas das reuniões com mais brevidade. Como tu, a maioria dos conselheiros/a questinavam essa publicação mais célere. Sobre o projeto de lei o CGIBr tem participado desde o ínicio do debate. Outra coisa é assumir uma posição frontal contra. A opção foi termos uma postura do CGIBr de qualificar o debate. Cada setor do CGIBr tem autônomia para avançar na pressão. Foi nosso caso com o abaixo-assinado eletrônico, http://www.safernet.org.br/petitioner/projeto_lei_azeredo/

O nosso modelo de governança está em consolidação. No mundo não existe algo semelhante. Aqui temos uma representação multisetorial, democrática e pluralista. Certemente merece reparos. Com este segundo processo eleitoral vamos testar o conceito que já praticamos. Desta experiência todos poderão tirar suas consequências.

Sobre a Cicarelli produzimos um conjunto de pronunciamentos de membros do CGIBr além de termos nos apresentado ao juiz do caso como parte interessada a opinar, amicus curiae. Certamente tivemos muitos debates sobre a melhor opção, mas chegamos a um entendimento e o executamos. Com certeza há muito a melhorar. Só me parece que neste momento em que a pressão de setores interessados no controle autoritário da internet brasileira, precisamos unificar nossos esforços para mantermos o que conquistamos e avançar nas melhorias que desejamos. Eu não tinha intenção de concorrer. Ainda penso sobre isso. Teu email me dá mais motivos para pensar se vale a pena. Mas estou completamente convencido que se não inscrevermos o máximo de entidades neste processo, teremos um enorme retrocesso.

um abraço
mario

Citando Omar Kaminski <[EMAIL PROTECTED]>:

Teza, demais participantes da lista,

Sejamos francos: foram muito poucas discussões sobre software livre no
CGI.br, e pequena a participação (no sentido de exercer pressão) em
discussões sobre o projeto de lei dos cibercrimes, Youtube x Cicarelli
(amicus curiae não cabe em ação "normal") e outras questões jurídicas
importantes.

A transparência no CGI sempre foi o calcanhar de Aquiles. Por exemplo: o
resultado das reuniões dos titulares é divulgado com meses de atraso, e
sempre de forma resumida. Como suplente fiquei sabendo de várias
decisões internas pela imprensa (pasmem).

Em resumo, o atual modelo de governança da Internet brasileira ainda
está deixando a desejar. Embora seja permitida a reeleição dos atuais
titulares, esperamos que nesta eleição haja mudanças para melhor.

[]s

[EMAIL PROTECTED] wrote:
Colegas

Dia 03 de julho acaba o prazo para inscrições de entidades para terem
o direito de voto na eleição do comite gestor da internet no Brasil.
Depois da entidade inscrever-se, a proxima fase serah a apresentação
de candidatos(as). Independente do apoio a a, b, ou c, eh fundamental
que o maior numero de entidades ligadas aos nossos temas se inscrevam.
Estou compartilhando o balanço desses quatro anos que participei no
CGI-Br. Esse texto eh coletivo, eu, Carlos Afonso, da Rits, Marcelo
Fernandes, do CDI-Pernambuco e Gustavo Gindre, do Indecs;Intervozes.
Pelas informações que chegam, a Febraban esta fazendo uma enorme
mobilização no setor empresarial e tambem buscando ongs para garantir
seus objetivos. O Messias divulgou a posição da OAB Pernambuco sobre o
papel da Febraban no projeto do Senador Azeredo. O texto de balanço
segue abaixo.

mario

!DSPAM:4683cd8254406279719506!