O registro em cartório é necessário para cada alteração estatutária.
Também é recomendado o registro das atas de assembléias.

A função do registro em cartório de títulos e documentos é dar
publicidade aos atos da associação, para que tenham efeitos perante
terceiros. É uma forma de proteção da pessoa jurídica em questão.

Normalmente, alterações são bem mais baratas do que o registro, mas o
valor depende das normas da corregedoria de justiça estadual.

[]s!

Alexandre