Pablo acho que te enganaram,

Estava olhando o "manual" de procedimentos dos técnicos da receita
referente a inscrição do CNPJ e em nenhum caso é exigido que a inscrição na
receita seja feita por contador, qualquer um pode baixar o programa e
solicitar a inscrição, basta apenas apresentar a documentação exigida.

O registro no cartório pode ser feito por qualquer pessoa. Eu mesmo fiz o
nosso e só nos custou os 176 reais do registro mesmo, já que uma advogada
amiga minha da época da faculdade prestou-se ao serviço de assinar e
avalizar o estatuto - única exigência que requer o advogado. Já o registro
na receita para obtenção do CNPJ, esse sim requer contador. Não tem fuga. E
a Fapesp só libera para quem tem CNPJ, ou seja, não basta a constituição
jurídica da persona através de seu registro no cartório de pessoas
jurídicas, é necessário a comprovação de sua condição fiscal mediante os
legítimos órgãos fiscalizadores, no caso, a Receita.

Não é preciso Inscrição Estadual, o que simplifica muito as coisas.

Um abc

Em 28/06/07, Kayo Hamid < [EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Acho que não é nada mais que o justo esse fato de pessoas ajudarem as
> outras com domínios assim. Se formos levar em conta o processo de se
> criar uma Associação para ter esse direito, primeiro você, eu, teria que
>
> pagar o advogado para registrar o estatuto no cartorio, depois o
> contador.
>
> Nao tenho nada contra.

> Abc.
>
> --