On 8/1/07, Jefferson Santos <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Glauber,
>
> eu posso não ter suporte de determinada empresa, mas posso ter de outras
> tantas. Não preciso ficar preso e aceitar o preço que você me impuser, só
> porque você que detem o código fonte do produto.

Ok, você tá falando de suporte a código de SP ou suporte a código de
SL? Por que se for SP e eu não tiver acesso ao código e o problema for
no código, fica difícil obter suporte ao código por outra empresa que
não for a dona do código. Agora se tiver falando de SL, é isso aí
mesmo.

Além disso, você pode "fuçar" o tanto que quizer e depois submeter o
seu "fuçamento" e obter suporte sobre ele. Não dá é para mecher,
varrer para debaixo do tapete e depois querer suporte. Não dá proque a
sua "fuçada" foi testada só por você e não dá para garantir o bom
fucionamento de uma coisa que só foi testada uma fez e por um cliente
só.

Mesmo que outra empresa der suporte a uma versão modificada por você,
na hora que você precisar do suporte vai ter que esperar o fim de
todos os testes, e só deus sabe quando isso vai ser. Como a empresa
não tem outros clientes usando a mesma versão fica difícil não
implicar com a sua modificação, e você vai acabar ouvindo "não foi
você que mecheu, agora espera a gente fazer nosso trabalho de
profissional".

Por isso a melhor maneira de obter suporte ao código alterado por você
é submetendo um patch para os mantenedores do software, de forma que
ele seja aceito e colocado em teste e bla bla bla. E não alterando o
código e colocando logo ele em produção de forma que você vá precisar
de suporte profissional depois para sair de uma fria.

--
Opções desconhecidas do gcc:
  gcc --bend-finger=padre_quevedo

Não uso termos em latim, mas poderia: