A questão não deveria ser quem é contra ou a favor do software livre.
Se o OOXML fosse um padrão de verdade isto seria muito bom, perfeito
para o SL.

A questão deveria ser reconhecer ou não o OOXML como um padrão na
prática. Deveria ser independente de onde veio o tal padrão. Se uma
empresa é inimiga da M$ ou apoia o SL, isso não deveria influenciar a
votação de um padrão. Deveria ser "veja isto. Isto é um padrão
aceitável? (sim/não)"

Opções desconhecidas do gcc:
  gcc --bend-finger=padre_quevedo
O que faz: