Esqueci um detalhe:

Alberto Barrionuevo escreveu:
PS: ISO 9000 não é sobre a calidade dos produtos em si mesmos. É mais sobre a calidade dos procesos empresariais: os fluxos do negocio.

Sim, eu sei disso. Coloquei referência à qualidade dos produtos pq houve uma época em q exigir ISO-9k era visto como uma forma de tentar "filtrar" em licitações os aventureiros e picaretas, uma vez q acreditavam q só empresas sérias teriam recursos e interesse em buscar essa certificação. Se os processos da empresa tinham excelente qualidade, era de se esperar q os produtos resultantes dos seus processos fabris tbém tivessem uma qualidade aceitável. Até q se descobriu q havia empresas certificando o "processo de apertar o parafuso direito da tampa esquerda do gabinete q foi importado para montagem" e dizendo apenas q tinham certificação ISO-9k, sem jamais mencionar a q processo se referiam. Obviamente, foi aí q a certificação virou uma piada.

Inclusive, sobre isso, há uma tirinha do Dilbert bastante interessante. O pont-haired-boss encontra-se com o auditor da certificação ISO (não dizem qual) e pergunta: "então não importa o quão ineficientes e ineficazes sejam os meus processos, contanto q estejam todos bem documentados?" e o auditor responde:"é isso aí!" e o phb:"viva! então me passa logo essa certificação!". :-)

[ ]s,

olival.junior