Em 21/08/07, Marcelo Cavalcante<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Eita...pegou pesado..hauhauha
> Bom, acontece que o pessoal do South Park é americano e tem inveja do
> Canadá, e por isso se portam desta forma.
> Só porque a vida no Canadá é melhor que nos Estados Unidos. Digo isso por
> experiência própria. Todos são respeitados e tratados como igual, mesmo
> sendo de outros países.

Verdade indiscutível, hehehe. :-D Realmente é um outro nível de vida.
Mas considerando que lá é a terra do OpenBSD, do OpenSSL, entre
outros... bom, acho que lá, de repente, eles gostam mais do Theo De
Raadt do que do Linus Torvalds, hehehe.

> Mas a questão do Linux, ainda tá em andamento.
> Acho que outra coisa que ainda atrapalha, são os fornecedores de Hardware
> que ainda não criaram tantos drivers, poucos deles ligam para o Linux.

Essa realmente é a questão. Por bem ou por mal, não podemos querer
culpar o cara que vende a máquina, que de maneira geral, não saca nada
de tecnologia (generalização, eu sei, mas quem nunca se encontrou
sentindo isso?). E culpar os magazines pelo cara não entender de
tecnologia é como querer culpar as escolas pelos professores de
biologia não entenderem de redação: eles vão saber o básico para
excercer sua profissão, e ponto.

> O que um usuário final quer afinal de contas?

Quer comprar algo, ligar na tomada, e usar. É simples assim.

> Ele quer um pc que ele possa ligar facilmente, navegar na internet sem
> dificuldades, ouvir suas músicas sem ter que ir buscar codecs e pesquisar
> sobre como instalá-los, usar um instant messenger com interface amigável
> para ele poder se comunicar com um parente que está em outro país,e  para
> tal ele deseja uma video conferência, sem que ele tenha que perder horas e
> mais horas fuçando a internet atrás de drivers para sua webcam.

E quantos Linux oferecem tudo isso, out-of-the-box, sem sofrer 10.000
ataques da comunidade por terem incluído "aquele codec proprietário",
"aquele driver proprietário"? Então, é uma questão comercial, que pode
vir a bater de frente com a comunidade, e vai bater de frente. Ou
temos um Linux onde tudo funciona, sujeito às especulações e licenças
de mercado, ou temos um Linux livre, onde qualquer coisa nova
instalada requer um grau de conhecimento absurdo. Infelizmente, os
produtores de hardware não vão abrir mão da licença dos seus drivers,
e vão lançar drivers proprietários. E as comunidades livres não vão se
sujeitar a utilizá-los por padrão, por não serem livres! Quem está
errado aí? Nenhum dos dois! São apenas visões de mundo distintas e
semi-incompatíveis.

> E por aí vai...

O problema é que não volta :-D