On Aug 20, 2007, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Eu sei que existe uma especificação sobre o Computador para todos, que
> obriga que venha com Linux instalado,

Que eu lembre, não obriga que venha com Linux, nem com o sistema
operacional GNU.

Só exige que *TODO* software distribuído com o equipamento seja
Software Livre.  Se alguém quiser fazer um Computador para Todos
baseado no GNU/Hurd, ou no OpenSolaris, ou no (Open)Darwin, ou num dos
*BSDs, nada de mal.  Só pode dar algum trabalho em alguns deles pra
tirar os componentes proprietários.

Isso significa que o CD de drivers para MS-Windows desrespeitaria a
especificação, a não ser que os drivers para MS-Windows sejam eles
mesmos livres, se estivesse instalado.  Como vem num CD à parte, pode
ser que passe, pois http://www.mct.gov.br/upd_blob/0013/13739.pdf, em
seu anexo II, trata de:

     Especificação das características mínimas dos programas de computador
                              (software) instalados.

a) REQUISITOS MÍNIMOS PARA TODOS OS PROGRAMAS DE COMPUTADOR:

a.8) Software livre de código aberto, com permissão de uso, estudo,
alteração, execução e distribuição;

> mas não sei se há menção ao funcionamento e boa configuração da
> máquina. :-/

O site www.computadorparatodos.gov.br tá quebrado agora (tá mostrando
a mesma coisa que o www.serpro.gov.br.  Mazoni, arruma aí!!! :-) :-)
mas as portarias estão em
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/5369.html

No anexo I da portaria mais recente, diz lá:

g) DOCUMENTAÇÃO

       Documentação técnica necessária à instalação e operação do
equipamento e de controle e monitoração de hardware de terceiros, a
ser entregue junto com o equipamento, bem como documentação para
reinstalação e configuração do equipamento.

Ou seja, parece que de fato o equipamento não precisa vir configurado
corretamente, mas a documentação deve especificar como configurá-lo.