Sobre o Brasil não ser membro P do JTC-1: http://www.iso.org/iso/en/stdsdevelopment/tc/tclist/TechnicalCommitteeParticipationListPage.TechnicalCommitteeParticipationList?COMMID=1 <http://www.iso.org/iso/en/stdsdevelopment/tc/tclist/TechnicalCommitteeParticipationListPage.TechnicalCommitteeParticipationList?COMMID=1>

Porém, ele é P do subgrupo 34 do JTC 1: http://www.iso.org/iso/en/stdsdevelopment/tc/tclist/TechnicalCommitteeParticipationListPage.TechnicalCommitteeParticipationList?COMMID=4767 <http://www.iso.org/iso/en/stdsdevelopment/tc/tclist/TechnicalCommitteeParticipationListPage.TechnicalCommitteeParticipationList?COMMID=4767>

Para quem quiser saber qual é o OOXML no ISO: http://www.iso.org/iso/en/CatalogueDetailPage.CatalogueDetail?CSNUMBER=45515&scopelist=PROGRAMME <http://www.iso.org/iso/en/CatalogueDetailPage.CatalogueDetail?CSNUMBER=45515&scopelist=PROGRAMME>

O problema q isso traz está neste trecho:

"Stage 4: Enquiry stage The draft International Standard (DIS) is circulated to all ISO member bodies by the ISO Central Secretariat for voting and comment within a period of five months. It is approved for submission as a final draft International Standard (FDIS) if a two-thirds majority of the P-members of the TC/SC are in favour and not more than one-quarter of the total number of votes cast are negative. If the approval criteria are not met, the text is returned to the originating TC/SC for further study and a revised document will again be circulated for voting and comment as a draft International Standard." (fonte: http://www.iso.org/iso/en/stdsdevelopment/whowhenhow/proc/proc.html <http://www.iso.org/iso/en/stdsdevelopment/whowhenhow/proc/proc.html>)

Este é exatamente o estágio em q o OOXMl está no ISO. A frase chave é: "It is approved for submission as a final draft International Standard (FDIS) if a two-thirds majority of the P-members of the TC/SC are in favour and not more than one-quarter of the total number of votes cast are negative." [tradução minha: "Ele é aprovado para submissão como um rascunho final de Padrão Internacional (FDIS) se uma maioria de 2/3 dos membros-P do TC/SC estão a favor e não mais do que 1/4 do número total de votos é negativo."]. Com o detalhe de q no Fast Track o q seria a votação para FDIS já é para IS mesmo (vide http://www.iso.org/iso/en/stdsdevelopment/whowhenhow/proc/proc.html).

Assim, se o voto mais "forte" for apenas dos membros-P do TC, então o Brasil está *fora* e seu voto contaria apenas para o 1/4 dos negativos. Fica a dúvida de qual a prioridade qdo eles falam TC/SC: dos países membros do JTC 1 ou do SC 34. Se forem membros P do SC, ok, o Brasil está dentro. Caso contrário . . .

Alguém poderia esclarecer essa última questão?

[ ]s,

olival.junior