olá pessoal,
atentando ao caso de migração, eu posso contar mais ou menos como está o processo de migração, que tenho certeza que vai ser um CASE DE SUCESSO... Cenário: Entrei no órgão (Ministério Público do Estado de Rondônia) já com uma tentativa de migração que falhou. Como sou um dos poucos que luta a favor do SL e conhece a respeito, me incubiu da tarefa de fazer o projeto de migração. Usei como modelo, o CASE do Metro de SP, sucesso desde a época do Star Office. Levantei o quanto seria necessário para renovar o parque de Office que tínhamos no estado, algo em torno de 800 máquinas, o que daria algo em torno de 800 mil reais. um dos argumentos para não mudar para Oo, seria a "compatibilidade" com os documentos antigos e usabilidade da UI do Office. Contratamos treinamento para Br-Office, por algo em torno de 5 mil reais, muito menos que 800 mil de licença. Com essa definição de valores, conseguimos apoio da Administração Superior, definindo padrões, prazos e treinamentos. Em princípio, tivemos treinamento para 15 pessoas, dentre eles, técnicos, e de alguns setores estratégicos, e esses foram multiplicadores, com outros treinamentos posteriores, para o resto do órgão. Definimos material para consulta. Começamos a migração em uma Comarca menor, e esta não teve problema algum. Principais problemas: Por causa da "integração" com o windows, o MS-Office é inegavellmente mais rápido ao abrir que o Oo, mas conseguimos contornar esse problema com algumas configurações de memória. Outro problema é a reclamação de alguns documentos em relação a formatação, mas nada impossível de contornar pela a equipe de suporte. Ainda não migramos 100% do parque computacional, mas pelo o que tenho visto, cerca de 98% de aprovação dos usuários.. o 2% são daqueles erros que não se consegue explicar (coisas que também acontece com MS-Office). O que ajudou no nosso caso: primeiro, o apoio da Administração Superior, que "forçou" a migração. Segundo, nossos arquivos são de maioria quase absoluta de documentos e não planilhas, e não se usa macros, que são o "calcanhar de Aquiles" do Oo.
por final, estamos bem satisfeito com o uso do Oo por aqui.

Abraços,

Carlos B. Schwab escreveu:
--- Olival Júnior <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

. . . a não ser q sua intenção seja justamente não abandonar a solução proprietária, vc não esteja realmente investindo o q é necessário para implantar o OO.o/BrO.o (sim, custa uma graninha e dá trabalho, mas isso tem de ser comparado ao custo de um produto proprietário), mas tenha de dar uma desculpa pra quem cobra uma alternativa livre... A SRF não é a única com essa "estratégia" . . . ;)

Pois... aqui onde trabalho, finquei pé para que não fizessem isso, sob
pena de condenarem todo o processo de migração. Tive de "quebrar" algumas
cabeças e, literalmente, botar o dedo na cara do chefe, mas ganhei a
parada. Hoje funciona tudo direitinho. :)

Carlos B. Schwab

        Pelotas, RS

Email: [EMAIL PROTECTED]
Linux user #178140, since oct 1996.
"Que capacidade impiedosa essa minha de fingir ser normal o tempo todo!!" - Raul Seixas "Quem come de tudo está sempre mastigando" - XSandro

      Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê.
http://www.flickr.com.br/

begin:vcard
fn:Cristiano Gutierrez
n:Gutierrez;Cristiano
org;quoted-printable:Minist=C3=A9rio P=C3=BAblico do Estado de Rond=C3=B4nia;Setor de Desenvolvimento de Sistemas
email;internet:[EMAIL PROTECTED]
title:Analista Programador
	8=C2=BA F=C3=B3rum Internacional De Software Livre - fisl8.0=0D=0A=
	12, 13 e 14 de abril de 2007 - www.fisl.org.br=0D=0A=
	O maior evento de T.I no Brasil!!!=0D=0A=
	Centro de Eventos da FIERGS=0D=0A=
	Porto Alegre, RS, Brasil=0D=0A=