Olá Tim!

O Siafi que eu vi (não me recordo se é o Gerencial ou não) é uma aplicação em Oracle Forms que utiliza a API do Microsoft Office para gerar arquivos xls via objeto OLE.

Para substituir a solução conheço duas formas. Ou você utiliza a API do BrOffice.org e gera arquivos ods (ou até mesmo xls) com o mesmo conceito anterior, ou você gera arquivos ods criando os arquivos xml e compactando-os.

No final do ano passado estive no Serpro do Ceará para tratar desse assunto com a equipe de desenvolvedores. Nos testes que fizemos, não conseguimos realizar uma conexão completa do Oracle Forms com o BrOffice.org, o que pareceu estranho devido à facilidade com que isso é feito em outras linguagens como Visual Basic, Delphi, etc. Nossa conclusão, então, foi pela segunda opção, que possui as vantagens de eliminar uma camada de software na geração do arquivo e, ainda, eliminar a dependência do sistema operacional.

Casualmente, há uma semana, conversando com os desenvolvedores do TRT12 de Florianópolis, a primeira questão foi esclarecida: a forma diferenciada como o Forms trata o vetor de parâmetros exigido pelo BrOffice.org para a manipulação do objeto do documento. Já comuniquei o Deivi sobre a novidade.

No mais, amanhã volto a falar com o pessoal do Serpro para saber qual é a estratégia efetiva e como o BrOffice.org poderá colaborar.

 Abraços,
 Gustavo Pacheco.

Citando Timotheo Borges <[EMAIL PROTECTED]>:

Acho que é porque o SIAFI Gerencial não gera um arquivo .XLS do nada.....ele
utiliza o próprio Excel para gerar.....não sei tecnicamente como é feito,
mas quando vc gera um relatório ele abre o Excel faz algumas operações na
tela e deixa o arquivo aberto para vc fazer o que quiser....acho que se não
tiver excel instalado ele não gera relatório....Isso se não me engano....uma
vez que faz um tempinho que não mexo com SIAFI Gerencial....

Se alguem da lista tiver alguma explicação mais clara....Apresente-se...

...Tim

Em 29/08/07, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

On Aug 29, 2007, Heber Maia <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Uma pergunta ao pessoal do SERPRO: o SIAFI-Gerencial já solta
> relatórios em formato .ods?

Por que precisaria ser .ods?  Várias suítes de escritório são capazes
de abrir diversos formatos de planilhas, inclusive .xls.

> Não é possível fugir deste legado se o SIAFI-Gerencial continuar
> trabalhando apenas com os relatórios .xls.

Há alguma coisa de especial nesses .xls gerados pelo SIAFI-Gerencial
que inviabilizariam a adoção de outras alternativas?  E, se houver, um
erro justifica outro?