On Aug 31, 2007, Olival Júnior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Ficou a seguinte dúvida: atendidos os comentários do "não com
> comentários" do voto brasileiro, por explo, o OOXML realmente vira um
> padrão aceitável?

Sim.  Por isso mesmo minha preocupação sobre se os dois comentários
que estavam de fora, além dos 63 "técnicos", seriam incluídos no voto
do Brasil ou não.

Um desses dois era sobre a inutilidade do formato proposto para sua
finalidade declarada sem a especificação dos formatos binários legados
que ele busca representar fielmente e do processo de conversão de um
para o outro.

O segundo é justamente sobre a insegurança jurídica da promessa de
patentes da Microsoft, que se aplica somente às porções obrigatórias
do formato proposto, não às opcionais nem às especificações ainda
secretas, não contidas na proposta de padronização.

Resolvendo essas duas, quase dá pra qualificar como padrão aberto
livre, mesmo.  Sem elas, ficamos com uma porção de detalhes, uns mais,
outros menos difíceis de resolver, mas nada que de fato inviabilize a
aprovação de um padrão proprietário.