Bom, tem o pessoal da linguagem LUA, que tem despontado como uma das linguagens de mais rápido crescimento atualmente [1], é criação brasileira de pesquisadores de renome nacional e internacional. A licença básica do compilador original é MIT, atualmente.

Não que sejam professores atuantes ativamente na comunidade de software livre, mas a contribuição deles com esta linguagem é inquestionável.
Os nomes dos responsáveis:
Roberto Ierusalimschy - [EMAIL PROTECTED]
Waldemar Celes - [EMAIL PROTECTED]
Depto de Informática - PUC-Rio
Luiz Henrique de Figueiredo - [EMAIL PROTECTED]
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA

Um paper recente (/June 09 - 10, 2007) /dos
Proceedings of the third ACM SIGPLAN conference on History of programming languages
http://delivery.acm.org/10.1145/1240000/1238846/a2-ierusalimschy.pdf?key1=1238846&key2=7264161911&coll=GUIDE&dl=GUIDE&CFID=1775847&CFTOKEN=21879627

De Lucca

[1] Vejam a lista TIOBE de linguagens de programação em
http://www.tiobe.com/tpci.htm

Evandro Viana escreveu:
Concerteza o nome do Aurélio Marinho Jargas ( http://www.aurelio.net ) .