Sobre a frase
"
(...) doação de "Windows Vista Home Premium, R$ 499,00, a doação vale uns R$ 3
milhões (sem contar descontos por volume e descontos especiais para órgãos do
governo)
(...)"

na matéria da doação de Windows Vista para os telecentros de Sampa, vou apenas
observar o seguinte: o Windows Vista não está decolando (ao menos até onde eu
tenho observado).  E aí usam-se recursos públicos para fazê-lo decolar (sim
recursos públicos, pois as máquinas onde ele vai rodar são públicas).

Aí vão descobrir que ele é uma carroça naquelas máquinas com Linux. Aí, das
duas, uma: ou o pessoal volta para o Linux ou começa o ciclo já conhecido da
obsolescência programada ...

Isso sem contar com estas continhas: se os servidores também forem dual-boot,
vai ser um delírio: R$ 3.000.000,00/R$ 500,00 (para simplificar a conta) =
6.000 conexões = 6.000 CALs (licença de acesso - leiam o EULA) = 6.000 licenças
de acesso ao servidor proprietário.

Chutando o preço de 1 CAL ~ R$ 160,00 dá mais uns R$ 960.000,00, ou seja, quase
R$ 1.000.000,00 só nessas licenças, fora a sobrecarga de processamento de
monitoramento dos servidores.

São os custos (in)visíveis... Mas o telecentro vai ser auto-sustentável, não ?
Que bom !!! (resta saber para quem ...)

Fortes abraços,

Marcus Vinicius.