[con licença copio a lista ooxml-br também]

On Monday 22 October 2007 06:50:40 Felipe Augusto van de Wiel wrote:
>  O Brazil é membro P do SC34 e membro O do JTC1.
>
>  O SC34 é um sub-comite do JTC1, o que significa que o Brasil possui
> um comite espelho aqui que é responsável por analisar tudo o que o
> SC34 trata.

Ainda o SC34 está estancado devido ás novas incorporações (paises) da
Microsoft que não estão votando nem seque abstenção nos procesos de
padronização pendentes. Nenhuma votação do SC34 ha alcançado o 50% de
votantes necessario desde que os novos membros entrarão no SC34. Hoje o SC34
está completamente parado.

>  Ser membro P do JTC1 significa que o Brasil deverá ter espelhado aqui
> todos os subcomites que o JTC1 tem (ou pelo menos a maioria deles).
> Isso significa que seriam necessários mais de 100 técnicos voluntários
> para participar destas reuniões e analisar os trabalhos enviados, ou o
> Brasil ficaria com a imagem ruim internacionalmente por se abster o
> tempo todo das votações que não teve gente, ou competência para
> participar.
>
>  Eu realmente gostaria de saber se os micro-paises que votaram como P
> do JTC1 possuem estes comites.

Não!

Simplemente não votam. Qué importa a imagem?! O problema real é da ISO ao
final. Não deles e da Microsoft que só tem intenção de obter o maldito ISO
29500.

> Aqui no Brasil, para manter 15 pessoas
> no SC34 já está difícil (não se esqueçam que o OpenXML passa e o
> comitê continua os trabalhos).

Percebo. Por exemplo, em Espanha, AENOR, membro P da SC34 e da JTC1, há muitos
subcomités espelho da JTC1 compostos por voluntários que estão estudando a
majoria dos novos trabalhos. E cuando um subcomité não existe é o comité
nacional quem decide em uma votação rapida e sem muito esforço o voto da
AENOR. Isso é o que fizeron com o DIS 29500 en realidade, pois o espelho do
SC34 não existia e foi o seu pai, o Comité Técnico Nacional 71 (CTN71) quem
votou a merda que votou ("não ha consenso, então só os abstenemos sem
comentarios").

A diferença entre Brasil e prácticamente tudos os novos membros do JTC1 e SC34
é que Brasil tem interés de continuar trabalhando seriamente na ISO despois
da tormenta OOXML e eles não. Só tem interés em obter o proveito da corrupção
da Microsoft e á merda com a ISO e os outros padrões...

O problema é da ISO, que agora tem que expulsar aos "parasitos" para poder
voltar a ser operativa. É o presidente da ISO quem tem que tomar a decição da
sua expulsão. Mais será antes do BRM? Não acho...

Cumprimentos,
--
Alberto Barrionuevo
Vice President FFII