Concordo com você Marcelo, mas acho que o estabelecimento de cotas
para mulheres abrirá margens para outros grupos reivindicarem os mesmo
direitos e isso não seria nada bom para o conjunto, seja este um
pequeno grupo ou candidaturas de qualquer tipo.

IMHO, o que ajudaria sim seria a existência de aberturas e incentidos
à todos os grupos para que enviem suas representações para a disputa e
discussão em igualmente com todos os representantes. Caso algum grupo
específico não seja representado, será por vontade própria e não por
falta de espaço.
Isto deixaria espaço aberto para todos, sem discriminação e em caso de
eleição, o melhor dentre aqueles participantes seria eleito,
independente de fazer parte do grupo A ou B, de ser homem ou mulher,
de ser branco ou negro, etc ou etc.

Para alguns isso pode parecer utópico, mas aqueles que tentarem verão
que não é, tudo vai depender da idoneidade dos que participam.