Thiago Santos de Amorim escreveu:
da para acreditar???

No título da matéria, não.
Gary Edwards não é o maior defensor do ODF: já foi, mas vendeu-se.

E manchetes como esta da Info Abril (que o retratam, com seu novo discurso, como "maior defensor do ODF") é que pagam esse tipo de venda.

Mais detalhes no blog do Rob Weir, em http://www.robweir.com/blog/#9201701002805599828


http://info.abril.com.br/blog/machado/index.shtml


*Formato ODF não serve para o mercado, diz seu maior defensor *

Gary Edwards,fundador da OpenDocument Foundation, diz que os documentos em formato ODF não servem para o mercado.

Li essa declaração e simplesmente não acreditei.

Gary Edwards criou a OpenDocument Foundation no ano passado. A entidade, claro, foi constituída para cuidar das especificações ODF (OpenDocument Format). Mas não é somente ele: outros defensores desse formato o estão abandonando em favor do Compound Document Formats (CDF), da W3C, a mesma entidade que define os padrões de HTML.

A razão da mudança, segundo o pessoal da OpenDocument Foundation, são as limitações técnicas dos arquivos ODF para trocar arquivos com os aplicativos de escritório da Microsoft. "Não podemos atingir as exigências de mercado com o OpenDocument", declara Gary Edwards. "A verdade é que o OpenDocument nunca foi concebido para atender às exigências de mercado".

Como descobriram isso? O Massachusetts, estado americano, adotou o ODF oficialmente e encomendou a Edwards e colegas a criação de um plug-in destinado a converter documentos do Microsoft Office para o ODF. Na tentativa de desenvolver o plug-in, eles descobriram que o ODF não dava conta do recado. O ODF não foi capaz de manter a fidelidade dos documentos nas conversões. Agora, Edwards e amigos partem para outro plug-in, desta vez para converter arquivos do MS-Office para o formato CDF.

A conclusão, para quem assiste de fora aos embates de formatos, é no mínimo surpreendente. Durante longo tempo, a turma do código aberto brigou contra os formatos de documentos da Microsoft. Este ano, quando a empresa de Redmond tentou aprovar o Open XML como padrão, recebeu, no mundo inteiro, uma saraivada de críticas técnicas. Resultado: a possibilidade de estandardização do Open XML ficou para depois. Melhor para todos, porque o formato – se virar padrão – será algo tecnicamente melhor.

Agora, uma coisa que eu dava de barato é que, ao bombardear o Open XML, os defensores do código aberto tinham nas mãos uma especificação que efetivamente funcionasse. Afinal, o ODF reúne entre seus adeptos empresas de peso como Sun e IBM e gente do mais alto gabarito técnico. Portanto, saber que o ODF não é capaz de representar com fidelidade os documentos do MS-Office é de fato decepcionante.

Edwards diz ainda claramente que o "ODF reflete a maneira como o OpenOffice faz as coisas". Isso, em outras palavras, é exatamente o que a Microsoft dizia sobre o formato rival: que ele é específico para o OpenOffice.

Diante disso, cabe a pergunta: se o ODF não foi concebido para atender ao mercado, foi feito para atender ao quê? Parece brincadeira.

Vale lembrar, por fim, que nem todos concordam com Gary Edwards e seus parceiros na guinada para o CDF. Há os que continuam fiéis ao ODF e à idéia de que só deve existir um formato – esse mesmo que, segundo Edwards, "não serve para o mercado".



--
Thiago Santos de Amorim
Palmas - Tocantins - Brasil

"Para o triunfo do mal, basta que os bons façam nada"
Edmund Burke (1729-1797)

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."


------------------------------------------------------------------------

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


--
-------------------------------------------
prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende /\
Computacao - Universidade de Brasilia /._\
tcp: Libertatis quid superest digitis serva
http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/sd.php
-------------------------------------------
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a