Grande Anahuac e senhores,
1. F13 é um dos oasis do ceará em sl que, a meu ver, não recebe a merecida valorização porque cobra um preço justo pelos serviços. O Erlon é um super lider e ajuda mais do que o 1 real para comunidade. Acho que mais que 100 reais :). 2. As Universidades estão (a meu ver) engatinhando mas ainda não conseguiram (a meu ver) levar a contento para comunidade as contribuições devidas. Temos o apoio de Reitores, de vários professores e alunos mas não tem projetos que possam alavancar ajuda para comunidade produzir software livre a contento e nem manter com o nível de confiança que é exigido. Fruto de uma falta de amadurecimento (minha inclusive). Se conseguissemos produzir um JeguePanel por faculdade por ano o Brasil seria um mega exportador de tecnologia em apenas 2 anos. Mas temos poucos Anahuacs no Brasil. Será que quando o Linux for moda o governo vai começar a investir sério "passando batido(a)" de novo por mais uma onda da evolução social? (a) (passando batido = expressão de jogador de baralho quer dizer perdendo a oportunidade de marcar pontos) . 3. Reflexo disso é que a prefeitura de fortaleza muitas vezes sofre para implantar sl (eles estão de parabéns) mas ainda falta aparar muitas arestas. Outras instituições usam e abusam do broffice.org mas não vão para o Linux (ainda) por falta desses profissionais que seria necessário ter em abundância e qualidade. Senhores não podemos comparar o Linux com o Windows pois no Windows qualquer um enrola legal e no Linux para começar a fazer miséria precisa só precisa de um tiquim de nada :). 4. Putz que vergonha não olhei soluções do JeguePanel mas só para constar são redes puras Linux e não é preconceito Anahuac é suor mesmo. Já apanhei em 4 lugares e a surra não foi só minha. Alguns colegas também apanharam. Não vale misturar (misturando qualquer criança sabe a solução)
5. embaixo outras respostas.

Anahuac escreveu:
Concordo. O ponto chave é que "O terceiro mundo" ainda não está preparado para o conhecimento livre, a educação e a auto-suficiência educacional. Infelizmente continuamos a nos submeter aos grandes métodos globalizados que tendem ao enriquecimento dos políticos e especialmente aos fornecedores históricos de tudo.
+1 esse era o meu ponto. só esse mesmo :).

Concordo plenamente, mas esse "incentivo" não pode ser baseado na gratuidade ou no voluntariado da comunidade e sim de uma política pública. Vide os tigres asiáticos.
+1 é verdade. Verba o governo tem e muito e já gasta muito mas...
...não sei se falta foco, ou qualidade no atendimento (cursos ruins com professores despreparados), ou direção da verba (não fomenta desenvolvimento e participação em comunidade), temos que transformar as interrogações em exclamações e colocar em prática ações. Já peguei professor dando aula que só tinha visto Linux 1 mês antes de começar a ensinar.

Mas não vale cursos por números tem que ser respeitado as competências necessárias para o bom uso das ferramentas. Bem esse é o meu pensamento e é ai onde eu gostaria de batalhar mesmo que sozinho e com um canivete contra os f16 :). Como eu não sei ainda vou ver. hehehe

A comunidade é o canivete, ou melhor, é a colônia de formigas lutando contra os elefantes, como eu sempre disse na palestra "Complexo de formiga"
A palestra complexo de formigas é show. Pena que não tenha em DVD se não eu iria passar para os meus alunos sempre que pudesse. Você tem um link com essa palestra?
Marcus

Anahuac
Marcus

Carlos B. Schwab
Email: [EMAIL PROTECTED]
Linux user #178140, since oct 1996.
"Que capacidade impiedosa essa minha de fingir ser normal o tempo todo!!" - Raul Seixas
"Quem come de tudo está sempre mastigando" - XSandro