On Dec  9, 2007, "Ricardo L. A. Banffy" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Até a lei mudar, eu acho que é, se não o certo, o sábio.

> Se você é dono da patente de um determinado processo, molécula ou
> qualquer outra coisa que possa ser protegida, passa a controlar o uso
> dela.

Não, exatamente.  Você passa a poder exigir uma fatia do bolo de
alguém que implemente a patente, com ou sem conhecimento dela.

Se alguém baseia outra patente na sua, você não tem direito algum
sobre essa nova patente, mas tanto você quanto o autor da outra
patente vão poder pedir suas fatias.

Isso significa que você não pode controlar, pois o que o autor da
outra patente decide fazer está fora do seu controle.  Você também não
pode exigir que outros usem sua patente.  A única coisa que você pode
fazer, independente dos outros, é impedir o uso de sua patente, o que
é um controle muitíssimo mais restrito.  É possível que nem você mesmo
possa usar sua patente, se ela for baseada em outra para a qual você
não consiga obter uma licença.

> E, do jeito que a lei está, se você não fizer, alguém sempre acaba fazendo.

Se você publicar sua idéia, sem obter patente, fica bem mais fácil
invalidar patentes concedidas indevidamente, como o caso de "alguém
acabar fazendo".  Pra resolver esse problema, patentear não ajuda
nada, é só custo e burocracia desnecessários.