On Jan  2, 2008, "Rafael Ando" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> o edital segue em anexo.

Muito obrigado.

Causa-me algum espanto que, em 1.10 do Encarte E, apareçam documentos
com dados em formato Flash, MP3 e MPEG, mas nada em Ogg Vorbis,
especificado como requisito no edital no Anexo I, 8.2.4d.  Também não
vi nada em Java.

Não consegui executar a primeira das duas páginas com conteúdo Flash,
o Gnash que tenho aqui simplesmente não apresenta nada.  A outra
parece que funcionou, mas com vários "undefined" que acho que eram pra
ser outras coisas.  Suponho alguém tenha esquecido de verificar se
esses requisitos são compatíveis com outro item do Anexo I:

  4.8. Garantir que o sistema operacional e demais softwares
  instalados no equipamento sejam livres e de código aberto.  A
  contratada deverá fornecer os códigos fontes, além do repasse
  tecnológico de toda a solução.

Será que embutiram nos custos as melhoras necessárias a algum Flash
Player Livre para que ele seja capaz de executar as páginas
especificadas?

Será que a Intel vai liberar o código fonte do software que roda em
suas interfaces de rede sem fio (supondo que essas venham no
ClassmatePC, para atender a esse item do edital?

Será que a Marvell (rede sem fio do OLPC) o faria?

E a BIOS e outros firmwares no ClassmatePC, será que serão liberados
também?  E será que o pessoal do OLPC já terminou de reescrever o
firmware do controlador de vídeo, que, até onde sei, era o único outro
componente não-Livre incluído?

Com relação ao sistema operacional, alguém sabe se o Metasys é de fato
100% Livre?  Tipo, que não inclui um Java proprietário, um Flash
player proprietário, um PDF reader proprietário, drivers ou firmware
proprietário, essas coisas?

O sistema operacional do OLPC, que eu saiba, não tem nada de
proprietário.  Até os firmwares não-Livres que vêm disfarçados no
kernel Linux distribuído pelo Linus Torvalds estão (que eu saiba)
ausentes da imagem binária do OLPC, pois são desnecessários para a
máquina.

E que fazer com os arquivos MP3 e MPEG, para os quais existem
implementações em Software Livre, mas nenhuma mundialmente livre de
ameaças por patentes?  E, na ausência de especificação de MP3 e MPEG
nos requisitos de software, por que é que há arquivos nesses formatos
proprietários e patenteados na especificação dos procedimentos de
teste?!?

Pra mim fica a impressão de que nenhuma das soluções tem condições de
atender às exigências do edital, se não tiverem cooperação dos
verdadeiros fabricantes de todos os componentes que executem software.
Imagino que dê pra desqualificar todos por aí, se alguém tiver cacife
pra fazer valer o que está escrito e exigido.