Vamos ver se eu consigo esclarecer alguns pontos dos questionamentos.

Marcus, vou responder suas perguntar primeiro porque elas vieram primeiro.

> Primeira pergunta: por que nenhum palestrante-chave é brasileiro ?

Porque até este momento, estas são as pessoas confirmadas para o
evento. Só temos a confirmacão de 1 palestrante nacional que foi
contatado pela organizacao (Arnaldo Carvalho de Melho, aka ACME), e
existem mais alguns que devem ser contatados hoje ou amanha, mas ainda
não confirmados.

> Segunda pergunta: essas despesas dos palestrantes (estrangeiros ou não) são
> pagas pelos próprios palestrantes ou pela organização do FISL ?

Isso é tratado caso a caso, mas sendo bem franca, as pessoas listadas
na página de palestrantes até o momento estão pagando suas próprias
despesas.

Sobre o outro aspecto levantado pela Fabianne, o assunto é um pouco
mais delicado. Sendo parte da organizacao do FISL por alguns anos, e
acompanhando de perto o evento, eu te pergunto: você prefere ceder os
direitos das suas palestras para a ASL, ou prefere que o FISL
desapareca por não ter dinheiro para se sustentar?

A idéia da cessão de direitos é uma forma para fazer a ASL lucrar com
a venda dos DVDs, e conseguir fazer o FISL continuar acontecendo. A
cada ano que passa, isso fica mais difícil.

Se eu concordo com os termos? Não necessariamente, mas eu entendo o
rational atrás dele, e ficaria muito feliz se alguém soubesse como
resolver essa equacão de forma que pudessemos distribuir o
conhecimento compartilhado lá da forma mais livre, e ao mesmo tempo
viabilizasse a continuidade do evento, o que vem sendo um desafio.

Abracos,
Fernanda