Silveira Neto escreveu isso aí:
> Henrique, eu entendo Software Aberto como um sinônimo para Código Aberto,
> mas não como um sinônimo de Software Livre ou Código Livre. Ou seja,
> software aberto é aquele onde você pode ver o código-fonte (geralmente sob
> certas restrições) mas não necessariamente pode modificar e redistribuir, o
> Software Livre é aberto mas o Software Aberto não necessariamente é livre.

Não.

"Software aberto", ou "código aberto", é isso aqui:

http://www.opensource.org/docs/osd

Em especial:

  3. Derived Works

  The license must allow modifications and derived works, and must allow
  them to be distributed under the same terms as the license of the
  original software.

Quando se está falando dos softwares em si, "software livre" e "código
aberto", na prática, se referem à mesma coisa.

Quando se está falando de militância, a "turma do código aberto" o
define como uma metodologia de desenvolvimento [1], enquanto a "turma do
software livre" se auto-define como um movimento social [2].

1. http://www.opensource.org/

  Open source is a development method for software that harnesses the
  power of distributed peer review and transparency of process. The
  promise of open source is better quality, higher reliability, more
  flexibility, lower cost, and an end to predatory vendor lock-in.

2. http://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.html

  Nearly all open source software is free software; the two terms
  describe almost the same category of software. But they stand for
  views based on fundamentally different values. Open source is a
  development methodology; free software is a social movement. For the
  free software movement, free software is an ethical imperative,
  because only free software respects the users' freedom. By contrast,
  the philosophy of open source considers issues in terms of how to make
  software “better”—in a practical sense only. It says that non-free
  software is a suboptimal solution. For the free software movement,
  however, non-free software is a social problem, and moving to free
  software is the solution.'

(tudo isso, claro, tendo por premissa que OSI e FSF têm legitimidade pra
serem considerados referência com relação às definições de "open source"
e "free software", respectivamente)

--
Antonio Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/