mvbsoares escreveu:
Não creio que os outros listeiros se incomodem de ter a memória destas últimas
discussões.

Bom, em atenção a esta observação, eu não fiz como o Luis Flavio e enviei msg à lista pq havia sido acertado q essas questões de "netiqueta" seriam tratadas pelos moderadores. E em PVT. Mas, já q foi lançada uma afirmação q me envolve na qualidade de "listeiro", acho q vale responder agora.

Só para lembrar, mensagens com o campo ASSUNTO/SUBJECT indeterminado são consideradas uma ofensa à "netiqueta" não somente nesta lista. No caso, o assunto "Re: [PSL-Brasil] Re:Digest PSL-Brasil, volume 39, assunto 12" não significa *nada*. Seria um gesto bastante simpático (e educado) substituí-lo pelo assunto q está *realmente* sendo tratado.

Para vc não achar q é uma questão minha, o próprio cabeçalho dos "digests" diz: "Quando responder, por favor edite sua linha Assunto assim ela será mais especí­fica que "Re: Contents of PSL-Brasil digest...".

E, além disso, não faz o mínimo sentido ficar enviando "digests" da lista pra todos, já q quem quiser assinar a lista desta forma pode facilmente fazê-lo. Para quem assina a lista no modo normal, recebendo e-mails individuais, mensagens com um "digest" completo só servem para entulhar a caixa de entrada.

Cortar as msgs q não são relevantes tbém é recomendado. Antigamente isso servia para economizar a banda de quem acessava em baixa velocidade, mas, mesmo hoje, continua sendo algo recomendado por uma série de razões. Uma delas é a questão de quem acessa de dispositivos móveis, como celulares. Eu mesmo tenho o hábito de checar meu e-mail no telefone, qdo estou na rua. Neste caso, vc paga por tráfego e o leitor de e-mail q uso trunca msgs excessivamente longas, sem contar q mesmo conexões GRPS/EDGE estão longe de ser um primor em termos de velocidade.

E achar o conteúdo relevante no meio de uma "tripa" de msgs significa tbém gastar um tempo q nem sempre está disponível. Minha regra particular, nesses casos, é simplesmente ignorar msgs deste tipo. Hoje eu só vi este reply pq estava no topo do "digest".

Espero q vc não leve a mal as observações acima, pois a intenção é somente orientar qto a algo q não vale apenas para esta lista.

[ ]s,

olival.junior