On Jan 17, 2008, "Silveira Neto" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Henrique, eu entendo Software Aberto como um sinônimo para Código Aberto,

Pois é, mas o que significa Código Aberto?

É como na antiga Open Software Foundation, definição adotada hoje
também pelo esforço "Certified Open" endossado, entre outros, pela FSF
Europa?  Isto é, software que utiliza padrões interoperáveis que
evitam monopólios e lock-in, também chamados padrões abertos, ou, como
prefere a FSFLA, Padrões Abertos Livres?

Ou é tradução mal feita de Open *Source* (*Fonte* Aberto), diferente
da recomendada pela própria OSI, que no FISL de 2005 disse que Open
Source se traduz como Software Livre, apesar de não significar
exatamente a mesma coisa?  Para quem quiser saber mais sobre as
diferenças práticas e filosóficas, sugiro dar uma olhada em
http://fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2007-12-14-zero-livre.pt
a partir da primeira pergunta que menciona código aberto.

> Ou seja, software aberto é aquele onde você pode ver o código-fonte

Não, isso é o que a Microsoft quer que você pense que é software
aberto.  A mesma Microsoft que está tentando destruir o significado de
padrão aberto, vale dizer.

> o Software Livre é aberto mas o Software Aberto não necessariamente
> é livre.

Isso pode ser verdade, mas não pelas razões que você apresentou.  A
diferença é muitíssimo menor, no que diz respeito a avaliar se um
determinado software é livre e/ou aberto.  A diferença maior, claro,
está nas motivações dos movimentos.  Enquanto Open Source apela para o
lado tecnológico e econômico, o Free Software que lhe deu origem é um
movimento social por direitos humanos.

Open Source foi definido por um de seus criadores como um movimento de
marketing para o Software Livre, e isso é esclarecedor.  Não é um
movimento que busca promover a filosofia do Software Livre, mas o
software em si, relegando a questão da liberdade e dos direitos
humanos a um plano de menor importância, quando sequer mencionada.