2008/1/19 Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]>:

> Não, você deixa de ter direito sobre aquela gravação da sua
> performance, que nem é você que tá fazendo (a gravação).

ué, mas não é minha imagem que está na gravação?

> E isso, só
> se você escolher atribuir os direitos à ASL.  É uma opção sua.  Se
> você não quiser ceder os direitos, a ASL provavelmente não vai nem
> gravar nem disponibilizar sua palestra.

pois é, as duas opções são extremas, ou a ASL fica com todos
os direitos sobre a performance ou ela simplesmente não será gravada.

> Que eu saiba, ninguém vai lhe
> impedir de apresentar a palestra

sim, isso eu sei.

> e até gravá-la e disponibilizá-la
> como quiser, se você não ceder os direitos à ASL.

uma gravação não-profissional acredito que sim,
mas se for de alta qualidade para ser comercializada,
não tenho tanta certeza quanto você.

> Um ponto importante é que os direitos são sobre aquela performance
> específica.  Tipo assim, quando apresentei Free Software e a Matrix no
> FISL, cedi os direitos sobre aquela performance pra ASL.  Mas os
> direitos sobre o vídeo, o texto que falo, outras performances da mesma
> palestra, etc, continua tudo sendo de quem era antes, podendo ser
> apresentado, derivado e publicado da mesmíssima maneira.
>
> Ou seja, o pedido de cessão de direitos da ASL não me parece nem um
> pouco abusivo.

Há que se lembrar que *s palestrantes não são pag*s e ainda por cima
tem que arcar com despesas de transporte, estadia e alimentação. Por isso,
tirar del*s o direito sobre sua performane neste caso para mim é abusivo.
Mas fico feliz de saber que o Terceiro e a Nanda são a favor de um patch
que conserte isso.

>  Se a ASL não registrar minha palestra lá,
> provavelmente ninguém iria fazê-lo, mesmo, e aí o objeto do direito
> autoral em questão nem existiria de fato.

Pois é, como disse antes, as opções são extremas,
ou isso ou aquilo...

> Dito isso, é claro que há espaço para evolução no modelo de atribuição
> de direitos.  A ASL poderia oferecer um contrato com provisão de
> direito autoral compartilhado entre apresentador e ASL, com permissão
> de licenciamento independente por qualquer das partes.  Ou um contrato
> de licenciamento, ao invés de cessão de direitos, que permitisse
> sub-licenciamento sob licenças escolhidas pelo apresentador.

Que bom que você também é a favor desta evolução :)

> E, por favor, que entre as opções de licença exista pelo menos uma
> licença que respeite as 4 liberdade, embora não me pareça que as 4
> sejam moralmente essenciais para esse tipo de obra, ainda que sejam
> para software.

Ainda há muito que ser debatido neste campo, que está longe
de ser claro como a questão do software. Principamente quando
aqueles que se dizem defensores da cultura livre promovem um
festival em cima de um nome que não foi criado por eles,
registram este nome e após duas edições do mesmo,
o autor do trocadilho espirituoso criei tive como continua esperando
um convite para ir ao evento e ajudar na sua organização.
Mas como o festival tem um formato fechado, isso não aconteceu
até agora, e tenho dúvidas se irá acontecer algum dia. Isso sem
falar nos softwares proprietários que alguns artistas convidados
usaram para fazer seus shows durante o festival.
Alguns deles nem sabiam o que estavam fazendo ali:

http://pirex.com.br/2007/05/11/o-caudalonga-rmx/

enfim, vou trabalhar neste patch da licença e assim
que tiver uma prévia, envio para cá para que pessoas
que tenham estudado o direito mais do que eu possam
dar sua opinião sobre o mesmo.

att.,
//fabs
--