fala Alberto,

Em Sáb, 2008-01-19 às 22:11 +0100, Alberto Barrionuevo escreveu:

> Marcelo, todo isse software posse ser feito em um projeto local adaptado á
> educação de cada pais.

sim, mas para isso teríamos que começar a desenvolver estas habilidades
e isto levaria algum tempo.

Creio que o melhor é reaproveitar a rica experiência que os educadores
brasileiros (que sao os mais progressistas do país na minha opiniao)
aportaram ao projeto OLPC e que educadores de outras partes do mundo
também aportaram ao invés de começarmos do zero.

>  O importante é que agora tem disponiblidade de
> hardware muito barato que posse ser usado como substituto do OLPC em caso de
> necessidade.

insisto que a riqueza e a diferença do OLPC em relaçao aos demais
projetos nao é a questao tecnológica. Foi a capacidade que os técnicos
tiveram de integrar as demandas pedagógicas/educacionais construtivistas
ao projeto técnico. O projeto técnico foi subordinado as demandas
educacionais.

> O limitante ate agora era o hardware que era muito caro para entregar a um
> menino sem mais. Agora já não mais.

concordo

> Em tudo caso, para educação, eu continuo a ser mais amigo das soluções com
> terminais (TCOS/LTSP).

é bem diferente.
LTSP é uma grande saída e realmente mais popular, barata  e mais
massificante. Mas para a sala de aula. Para um laboratório de
informática. Outro conceito.
Mas é incomparável com as possibilidades revolucionárias na educaçao de
uma criança que um "jogo-pc-wifi-brinquedo" pode fazer a tiracolo.

abraços amigo e teu português está cada vez melhor....

Marcelo