Encaminhando a mensagem do Arnaldo Rabelo em outra "thread".

---------- Forwarded message ----------
From: Arnaldo Rabelo <[EMAIL PROTECTED]>
To: Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]>
Date: Sat, 19 Jan 2008 17:20:39 -0300
Subject: Re: [OLPC Brasil] Um grande engano do OLPC

 Alexandre,

 Essa questão do nome é mais importante do que parece para a maioria
das pessoas.

 Tive a oportunidade de conhecer o Walter Bender e o David Cavallo
(Media Lab - MIT / OLPC), que me explicaram que o OLPC é um projeto
pedagógico, não um projeto tecnológico. A equipe do OLPC reclama que
muitos jornalistas só dão atenção ao equipamento barato,
desconsiderando o processo pedagógico envolvido.

 Mas com esses nomes, OLPC (um laptop por criança) ou UCA (um
computador por aluno), não dá para pensar em outra coisa. O nome
enfatiza a tecnologia.

 Se a percepção fosse outra, a concorrência não poderia ser feita
tendo em vista apenas os equipamentos. Além disso, se o mais
importante é o método de ensino utilizado, aplicado a computadores
baratos e portáteis, deveria ser facilmente adaptável a diferentes
equipamentos (e não estou falando do sistema operacional).

 Se a mensagem transmite um determinado conceito, de nada adianta
explicar que o significado é outro. Para ilustrar, veja a frase: "Não
pense em um martelo vermelho". Dá para não pensar no conceito citado?
Nós interpretamos o conceito embutido na mensagem. Se o nome passa a
idéia de um projeto tecnológico baseado em equipamento, de nada
adianta explicar que na verdade é outra coisa...

 Arnaldo.

Alexandre Oliva escreveu:
 Acho que foi bem infeliz a decisão de chamar o equipamento da OLPC de
laptop. Deu muita margem pra imitações baratas (ainda que mais
caras), mas que passam longe de atender à proposta do equipamento.
Eu detalhei esses pensamentos, em inglês, aqui:
http://fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2008-01-17-olpc-made-a-big-mistake.en.html

--
Felipe Augusto van de Wiel (faw)