Desculpe o atraso para encaminhar as mensagens. Tenho certeza
que essa o Oliva já respondeu na PSL-Brasil, mas fez "quote"
parcial, segue o texto do Jaime na íntegra.

---------- Forwarded message ----------
From: "Jaime Balbino" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "Alexandre Oliva" <[EMAIL PROTECTED]>
Date: Wed, 16 Jan 2008 11:10:59 -0200
Subject: Re: [OLPC Brasil] Especificação dos laptops educacionais do
pregão 59/2007?
Em 14/01/08, Alexandre Oliva<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Não há razão para supor que Software Livre esteja sob GPL 2 ou 3; há
> inúmeras licenças de Software Livre.

Valeu o exclarecimento, Alexandre. Eu quis limitar à GPL mesmo, já que
seria muito trabalhoso especificar todos os tipos de licença.

Concordo com suas colocações. Qualquer cidadão pode pedir o
enquadramento se o processo fugir não só dos termos, mas da intenção.
Normalmente é um concorrente ou advogado em busca de notoriedade que
faz isso.

Em tese um concorrente com firmware livre poderia reclamar ter sido
preterido já que o edital exige "software livre" e "código aberto".
Teria que ver como a burocracia reagiria na prática.

Tenho consciência de que qualquer software livre poderia ser
melhorado/adaptado/expandido para cobrir as exigências do edital, caso
não o faça a contento. Mas os prazos e o histórico de pesquisa e
desenvolvimento local em programação não me permitem apostar nestas
fichas. Numa licitação para Telecentros do Ministério das Comunicações
no ano passado, a maior que já ocorreu, a empresa vencedora do pregão
não conseguiu a homologação simplesmente porque sua distribuição Lnux
não rodava perfeitamente no hardware enviado para teste! Como uma
empresa pode perder uma licitação de milhões de reais simplesmente por
não conseguir adaptar uma distribuição em 30 máquinas iguais?

De resto concordo com você, mas ainda acho que a "vida real" pode
trazer outros argumentos, nem sempre válidos, mas convincentes para
leigos e burocratas.

Um abraço,
Jaime Balbino.

--