Oi Alexandre,

El Monday 21 January 2008 16:42:18 Alexandre Oliva escribió:
> Há muito tempo Microsoft vem tentando fazer o port de seu sistema para
> o OLPC.  A fundação não impediu a Microsoft, assim como não impediu
> UTUTO,

Mas eles dizem que si: UTUTO foi impedido. :o?

> assim como não impediu muitos outros de fazerem os ports de
> seus softwares para o OLPC.
>
> Tentar excluir a Microsoft, além de tecnicamente impossível sem
> recorrer a técnicas de DRM que seriam muito mais daninhas, seria
> praticar justamente o que condenamos.

Uma coisa é excluir e outra muito distinta é ampliar o hardware para que o
Windows possa entrar.

O OLPC ao menos já ampliou a memoria flash para que o Windows possa ser
instalado nele. O XO não necessitaba issa ampliação para nada. Verdade?

> Porém o que ouvi de gente em posição alta na fundação é que a intenção
> deles é fornecer o equipamento com o software que para ele foi
> desenvolvido, mas de forma alguma impedir que os compradores instalem
> no equipamento o que bem entendam.  Francamente, não consigo ver mal
> nisso.

Negroponte dize que vai a instalar o doble boot. Para qué é necessario o doble
boot se não tem previsto vender com o Windows preinstalado...

O maior problema de ter pre-instalado o Windows é que vai a ser práticamente
impossible trocarlo pelo software libre uma vez que seja entregado aos
meninos. E os meninos vão a aprender só Windows, que é o grande objetivo da
Microsoft.

Além de isso, os gobernos vão a tener que pagar as licenças do Windows.

Issa es a ração pela que eu gosto mais de um Classmate (ou AMD ou Citrix ou o
que seja) com Linux (como EeePC) que um OLPC com Windows pre-instalado. Não é
perfeito, mais melhorará com o tempo simplemente pela pressão da concurrença
que hoje já é muito grande em todo o mercado do hardware (issa foi a ração da
venda dos PCs da IBM ao Lenovo e dos Siemens á Fujitsu e a ração pela que
Dell está já a vender nas lojas físicas e pela que entrou no mercado dos
servidores, e...)

Mas, já digo, a melhor e mais barata solução que vejo pela educação geralmente
são os terminais livres, não os laptops.

E fazo constar que técnicamente eu adoro o conceito, o projecto teórico e o
disenho do OLPC. Mais eu não sou um menino pobrinho. Eu sou só um maldito
geek... :o)

Abraço,
--
Alberto Barrionuevo