Algumas soluções já são disponibilizadas por estas instituições. Entretanto,
para manter estes sistemas disponíveis, temos que prover algum tipo de
estrutura de suporte. Em um mundo ideal as soluções para governo seriam
desenvolvidas colaborativamente, diluindo assim os custos de desenvolvimento
entre todos os Estados. Determinados tipos de soluções, como esta que está
em pauta, poderiam contar inclusive com a colaboração da iniciativa privada.
Essa cultura aos poucos está sendo implementada, com iniciativas como o site
do software público, expresso livre, entre outros.

www.expressolivre.org
www.repositorios.pr.gov.br
www.softwarepublico.gov.br
www.softwarepublico.pr.gov.br