AMD abre código para programação paralela
http://www.resellerweb.com.br/noticias/index.asp?cod=45735&utm_source=newsletter_20080225&utm_medium=email&utm_content=AMD%20abre%20cdigo%20para%20programao%20paralela&utm_campaign=ResellerWebNewsletter
por IT Web
22/02/2008
Companhia tenta incentivar desenvolvedores a construir aplicações para processadores de múltiplos núcleos


A AMD publicou o código de três mil rotinas para programação de múltiplas tarefas simultâneas na rede Source Forge, que reúne a comunidade de código aberto. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de software para processadores de múltiplos núcleos.

A maioria das rotinas que foram abertas referem-se a manuseio de imagens e processamento de sinais, tarefas que podem ser subdivididas e desempenhadas em paralelo em chips de mais de um núcleo. Dividir um processo, como o gerenciamento de uma imagem, em várias partes que podem ser executadas em processadores separados confere desempenho muito maior. Mas nem toda lógica de negócio aplica-se a abordagens de programação paralela.

Margaret Lewis, diretora de estratégia de vendas de software independente da AMD, afirma que ao acrescentar a participação da comunidade código aberto no desenvolvimento da programação múltipla, será possível adicionar mais rotinas à biblioteca.

A AMD não é muito conhecida como apoiadora de software de código aberto, tendo estado sempre muito concentrada no desenvolvimento de processadores de múltiplos núcleos e 64-bit em sua concorrência com a Intel. Mas sua biblioteca AMD Performance Library destina-se a encorajar desenvolvedores de software a usar rotinas para aumento de desempenho em chips multicore.

A biblioteca foi re-lançada como Framewave 1.0 e disponibilizada gratuitamente para download no endereço http://framewave.sourceforge.net/.

Desenvolver software para processamento paralelo e chips de múltiplos núcleos é um novo desafio para muitos programadores. Lewis afirma que isso funciona onde há atividades na aplicação que não sejam interdependentes e não haja conflito entre elas se processadas simultaneamente.

--
Marcus de Vasconcelos Diogo da Silva
Instrutor Informática       [EMAIL PROTECTED]
Consultor Software Livre    Fone: +55 85 32153026
SENAI CETAFR - ceará        Celular:+55 85 88777045
Prof. Multiplicador Senior Intel Educar SL SP
http://www.broffice.org/blog/7040
[EMAIL PROTECTED]

"No caudaloso rio de nossas vidas nos dando as mãos navegaremos mais seguros, pois a 
força da amizade é o maior dos escudos contra as adversidades." (OHeremita)

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a