A questão é que a CC pode ser utilizada por diversos tipos de obras, todas
distintas, o modelo de exploração econômica e com modelos de exploração
econômica subtancialmente diverentes para cada uma delas.

Ao publicar um álbum licenciado pela CC o artista ainda pode fazer shows e
vender cds, com livros seria mais ou menos a mesma coisa, o livro físico
ainda pode ser vendido, assim como sua versão digital, o que vejo como
diferencial é que se for publicado pela CC não haverá a exclusividade da
publicação e outras editoras poderão fazer edições de luxo ou de lixo
aumentando a concorrência e diversificando o publico alvo.

É aquela velha história de que Machado de Assis é de domínio público e
continua vendendo quer em papel jornal ou em capa dura.

Como diz Andrew Dubber, um produtor musical inglês, as bandas que visão
projeção pela internet devem antes de tudo buscar criar "uma relação
econômica" com o consumidor e o mesmo se aplica aos escritores.

Att.

Guilherme H. S. Ostrock