On Feb 25, 2008, "Omar Kaminski" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> E o caso do software (que inclusive fica menos OT), se assemelha mais
> à música ou ao livro?

Que é código fonte de música?  E de livro?

Existe música funcional, que aprisiona as informações do apreciador,
deixando-o à mercê do autor da música?  Música criada para desempenhar
uma tarefa específica, que não a de causar prazer estético (às vezes
duvidoso ;-) ?

E livro?  Tem livro funcional?  Livros didáticos, manuais, essas
coisas, parecem que são funcionais.  Já obras literárias artísticas,
de cunho mais estritamente estético ou de entretenimento, essas se
parecem pouco com software.

E filme?  Documentários, aulas, essas coisas são mais pra funcionais;
já Hollywood e sérios, essas são mais pro estético ou entretenimento.

Não me parece certo pensar em termos de generalizações sem apoio de
argumentos criteriosos.

Tipo, por que software deve ser livre?  Porque quando falta qualquer
das 4 liberdades, prejudica o usuário e a sociedade.

Isso é verdade para todos os outros tipos de obras cobertas pela lei
de direito autoral?  Faz sentido falar em 4 liberdades para todas
elas?  Ou algumas precisariam de menos liberdades para evitar dano ao
apreciador e à sociedade, enquanto outras talvez precisassem de mais
liberdades ainda?

Nessas questões, tentar simplificar acaba complicando.

> Observo que tanto o software, como o e-book, como as músicas podem
> ser disponibilizadas em P2P sem a autorização do autor/detentor dos
> direitos.

Podem no sentido jurídico ou no sentido técnico?

> E como separar o joio do trigo?

Como assim?  O que é joio e o que é trigo?

> Só se existisse algo como "DRM do bem"...

Não tem como.  DRM é, por definição, um impedimento contrário à sua
vontade, para não deixar você fazer coisas que não prejudicam ninguém
e que você poderia querer e muitas vezes ter direito de fazer.  Não
vejo jeito de a negação disso poder ser um bem.