Acabo de assistir ao vídeo com o
pronunciamento<http://events.apple.com.edgesuite.net/rtp20e92/event/index.html?internal=fj2l3s9dm>feito
ontem por Steve Jobs para o lançamento do sdk e da estratégia de
desenvolvimento e distribuição de aplicações desenvolvidas por terceiros
para o revolucionário iPhone da Apple.

Mas o que isso tem a ver com FLOSS, com essa lista ou mais importante ainda,
com essa discussão sobre a regulamentação das profissões de analista de
sistemas e técnico de informática no Brasil?

Sobre esse último questionamento, na minha modesta opinião, pode servir como
reflexão. Não pelo lançamento em si, mas no finalzinho do evento Steve Jobs
convida para subir ao palco nada menos do que John
Doerr<http://www.kpcb.com/team/index.php?John%20Doerr>da KPCB. O
executivo anuncia então um fundo de investimento de $100 milhões
de dólares para financiar empreendedores (idéias+vontade+talento) dispostos
a desenvolver para o que ele chamou de uma plataforma maior que o PC.

Descontados os arroubos do marketing (acredito que ser aberta é um requisito
fundamental para qualquer plataforma que pretenda ser maior que o PC - e ela
surgirá), acredito que esse evento/anúncio em particular poderia nos servir
para uma boa reflexão.

Estamos nos preocupando com o que realmente importa?

Me permitam reformular de uma outra maneira: como exatamente um esforço
dessa natureza, de criar uma maior regulação do mercado de TI nacional (ou
não é disso que estamos falando?), se traduzirá em maior competitivade para
o profissional e para as empresas brasilerias no cenário global? Ou ainda,
como isso funcionará para atrair investimentos ou criar mais oportunidades
para as empresas brasileiras competirem no mercado internacional? Como isso
funcionará para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento científico e
tecnológico no país?

Sem boas respostas para estas questões começo a me preocupar com os
verdadeiros interesses por trás dessa tal proposta.

Abraço,

ANTONIO FONSECA
[EMAIL PROTECTED]
MSN Live: [EMAIL PROTECTED]